PMDB JOVEM DONFA

PMDB JOVEM DONFA

terça-feira, 24 de abril de 2012

Vereador Nilton é escolhido Vereador destaque de Dom Feliciano

O Vereador e Presidente da Câmara de Vereadores de Dom Feliciano Nilton Neimar Schio do PMDB, foi escolhido pelo Instituto Liderança de Pesquisas, que escolhe os melhores em cada ramo, seja comercial, político, cultural etc., como o Vereador destaque de Dom Feliciano.

Nilton está em seu quarto mandato (eleito em 1992, 2000, 2004 e 2008) e é visto como uma das vozes fortes do Legislativo e uma das grandes lideranças da comunidade.

- É o fruto de um trabalho. Sempre é bom ser reconhecido. Diz Nilton.


O PMDB Jovem parabeniza mais esta conquista, que é individual do Vereador e também do Partido que sabe a importância de ter em seu meio pessoas que estejam sempre trabalhando pelo crescimento do município.



sexta-feira, 20 de abril de 2012

Curso de Formação de Agentes de Cidadania Comunitária

O PMDB Jovem de Dom Feliciano está trazendo ao nosso município cursos EAD da Fundação Ulysses Guimarães - FUG. 
O primeiro curso será o de Formação de Agentes de Cidadania Comunitária, que deve ter início na próxima semana.
Até o momento cerca de trinta pessoas já se inscreveram para este curso, lembrando que não é necessário ser filiado no PMDB para realizar o curso e o mesmo é gratuito.
Em breve chegarão mais cursos para a comunidade, como o de Formação Política e de Dicção e Oratória.

Mais uma vitória do Partido do Movimento Democrático Brasileiro 
para Dom Feliciano, mostrando que não é necessário fazer alarde para se ter ações concretas.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Recordando 12 de abril de 1964

A 12 de abril de 1964, desde o alvorecer, reinava grande expectativa na comunidade. A medida que se aproximava a hora; mais crescia o interesse da população. As autoridades e o povo, aos poucos, foram chegando ao local das solenidades que seriam realizadas na Sociedade Progresso.

A cerimônia de instalação foi presidida pelo Exmo. Sr. Veimar Costa, Juiz de Direito da Comarca de Encruzilhada do Sul, na presença de autoridades e o povo em geral.

Abertos os trabalhos de instalação do Poder Executivo e Legislativo, foi composta a Mesa de Trabalhos e realizada a eleição dos membros da Mesa Diretora do Poder Legislativo.

Após serem empossados os membros da Câmara Municipal, foram introduzidos o Prefeito eleito, Catulino Pereira da Rosa e o Vice-Prefeito, Alfredo Kuczynski, onde prestaram solene compromisso.

O Prefeito proferiu palavras de agradecimentos pelos serviços prestados pela Egrégia Justiça Eleitoral. Agradeceu igualmente ao povo do novo Município pela confiança nele depositada. Manifestou-se prometendo empenhar todos os recursos do seu patriotismo, bem como governar o município dentro do salutar princípio de harmonia e independência dos poderes Legislativo e Executivo. Prosseguindo, o Vice-Prefeito agradeceu a manifestação do povo dizendo dos seus propósitos de tudo fazer em benefício do município, sempre que solicitado. A seguir o Deputado Lidovino Fanton enalteceu o papel da Justiça e formulou votos para que o novo município alcançasse, ao longo do tempo, os seus altos e luminosos destinos. Salientou que, para isso, colocaria-se ao serviço dos dirigentes e do povo de Dom Feliciano.

Como não possuíamos prédio próprio, a Prefeitura iniciou funcionando na casa do Sr. José Stachlewski, à rua Borges de Medeiros, s/n, durante cinco anos, sendo cedida gratuitamente durante o primeiro ano. Enquanto isso, era construído o moderno e confortável prédio inaugurado em 31 de janeiro de 1969. 


Texto retirado do livro DOM FELICIANO, de Irene Tworkowski e Zeno Rakowski, 1984.




Tomaram posse naquele 12 de abril de 1964 os seguintes candidatos eleitos:


PREFEITO: Catulino Pereira da Rosa
VICE-PREFEITO: Alfredo kuczynski


VEREADORES:
Augusto Krashefski
Ceslau Tadeus Stelmaszczyk
José Janovik
Longuinho Fabis
Miguel Blumberg Campello
Pedro Gejfinbein
Volmar da Rosa Leite




Fica através desta lembrança, uma singela homenagem pelos 48 anos de instalação dos poderes Executivo e Legislativo em Dom Feliciano, a estes que foram os primeiros mandatários de nosso município, que tanto contribuíram para a formação e o desenvolvimento de Dom Feliciano.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Contestação de opinião do Senhor Prefeito

“Antes, trata-se de perseguição política, porque nós estamos fazendo em 3,5 anos o que não fizeram em 45”, afirmou o Senhor Clenio Boeira da Silva.


Diante de uma frase deste calibre, o PMDB de Dom Feliciano através de sua ala jovem vem contestar tal declaração do Senhor Prefeito.
O Prefeito de Dom Feliciano expôs de forma infeliz em entrevista à Rádio Acústica de Camaquã realmente o que pensa em relação à todas aquelas pessoas que passaram por Dom Feliciano desde a criação deste Município.
Clenio Boeira julga-se pelo que disse, a maior personalidade entre todas que trabalharam para construir e desenvolver este município, que há três anos e meio ele com a ajuda massiva deste PMDB, assumiu.

Portanto Senhor Prefeito, gostaríamos de lhe fazer algumas colocações sobre o assunto:


Para começar, lute para emancipar Dom Feliciano. Segundo venda seus bens e financie em seu nome, maquinário e ferramentas para que a Prefeitura obtenha seus primeiros bens. Depois o Senhor pode começar fazendo vários quilômetros de passeios públicos e calçamento, e muitos outros quilômetros de abertura de estradas pelo interior, inclusive aquelas que não são as gerais e entradas de propriedades para que nossos produtores possam escoar sua produção, algo que em seu governo foram esquecidas.
Depois construa uma Casa de Cultura que guarde a história dos pioneiros de nosso Município, pessoas estas que pela sua frase estão abaixo do Senhor em grau de importância para Dom Feliciano.
Construa um Ginásio de Esportes, que serve de exemplo e que tantas vezes dito o mais belo da região. Um sem goteiras de preferência, pois hoje nem isso o Senhor está cuidando.
Faça um monumento que retrate a fé desse povo e um em homenagem à Padroeira desta fé. Ah, e faça um com iluminação, já que no Seu governo o que já existia está abandonado.
Mantenha por décadas um Hospital funcionando de forma regular, pois o que sempre existiu o Senhor fechou. Só mudar o nome não quer dizer construir, e portas abertas não significa atender a demanda hospitalar.
Crie projetos culturais como o Música Para Todos, que ofereça aulas de música grátis para nossos jovens, e que leve de forma louvável o nome de nosso município para todo Estado e Estados vizinhos, e não acabe em primeiro momento com o que já havia.
Mantenha uma relação harmoniosa com Poder Legislativo, opositores e no mínimo com os munícipes.
Traga a CORSAN, as antenas de telecomunicação, o sinal da RBS, SENAI, a CEEE, Emater, o Banrisul, Banco do Brasil, e lute para que este permaneça aqui em possível caso de saída.
Construa PSFs (hoje ESFs) no interior. Construa um campo de futebol onze com grama de melhor qualidade, e não o descuide como agora.
Lute para que o produtor de fumo seja sempre valorizado, pois é essa cultura que traz e sempre trouxe o sustento para milhares de famílias em nosso Município.
Construa centenas de pontes onde as mesmas não existiam, assim como bueiros.
Construa várias casas populares, nem precisa ser as 500 que o Senhor prometeu em época de campanha, mas pelo menos aquelas que já possuiam recursos garantidos.
Ajude na colocação de luz para milhares de famílias, tanto da cidade quanto do interior. Coloque também iluminação pública de qualidade em nossa cidade.
Construa escolas no interior e as mantenha funcionando durante muitos anos, depois aumente as escolas-pólo.
Busque junto ao Governo do Estado melhorias para ampliação da Escola Estadual.
Construa o antigo prédio do Posto de Saúde e depois o novo e depois ainda realize a ampliação do mesmo.
Construa duas praças para nossas crianças brincarem e as famílias terem local de lazer. Só pintar não conta.
Faça açudes, terraplenagem, poços artesianos em quantia igual ao que foi feito em todos os quarenta e cinco anos anteriores.
Crie parcerias com comunidades do interior, Brigada Militar e Polícia Civil, CTG, Grupo de Danças Polonesas, Associações e Sindicatos, onde possa se gerar obras e ações para o Município.
Crie o Horto Municipal, a Creche Municipal, a Feira do Colono, a Feira do Peixe, o nosso Hino Municipal, a nossa Banda, o Coral Municipal...
Crie o Programa do Leite e da Uva por exemplo, e quando os criar pode dizer que foi o Senhor.
Lute pela legalização de rádios em nosso município, assim como no final da década de 90, quando houve várias tentativas de fechamento da Rádio Integração. Se for o caso, não lhe custará intervir junto à Integração para que a mesma seja em sua totalidade imparcial, levando até o povo sempre as notícias do Executivo e do Legislativo também. 
Adquira terreno e construa o Cemitério Municipal (falando nisso, cadê o novo?) e depois construa também a capela mortuária.
Receba os munícipes na Prefeitura sempre que puder, pois os mesmos as vezes precisam de atenção e carinho daquele que elegeram.
Construa inclusive o prédio da Prefeitura.
E faça tudo isso com um orçamento infinitamente menor do que o Senhor tem hoje.
E são tantas e tantas conquistas que simplesmente o Senhor esquece ao falar isso.
Talvez no que ninguém tenha sido páreo, foi o número de viagens à Brasília e recebimento de diárias. Isso sim, acho que nem em 80 anos será possível bater o Seu recorde.
Respeite Catulino Pereira da Rosa, Ramão Bobrowski, Pedrinho Moczulski, Zeno Rakowski, Cláudio Lesnik, todos os Vereadores, Vice-Prefeitos e todos os Civis que passaram e tanto contribuíram para a formação, construção e crescimento deste Município.
Quando o Senhor fizer tudo isso que lhe citamos e muito mais que não foi lembrado por conta de lapso de memória, aí sim o Senhor poderá dizer que fez mais.
Enquanto esse dia não chega, por favor Senhor Prefeito, seja mais humilde e coloque-se em seu devido lugar.

Brinque menos de Deus e seja mais homem!!!