A 12 de abril de 1964, desde o alvorecer, reinava grande expectativa na comunidade. A medida que se aproximava a hora; mais crescia o interesse da população. As autoridades e o povo, aos poucos, foram chegando ao local das solenidades que seriam realizadas na Sociedade Progresso.
A cerimônia de instalação foi presidida pelo Exmo. Sr. Veimar Costa, Juiz de Direito da Comarca de Encruzilhada do Sul, na presença de autoridades e o povo em geral.
Abertos os trabalhos de instalação do Poder Executivo e Legislativo, foi composta a Mesa de Trabalhos e realizada a eleição dos membros da Mesa Diretora do Poder Legislativo.
Após serem empossados os membros da Câmara Municipal, foram introduzidos o Prefeito eleito, Catulino Pereira da Rosa e o Vice-Prefeito, Alfredo Kuczynski, onde prestaram solene compromisso.
O Prefeito proferiu palavras de agradecimentos pelos serviços prestados pela Egrégia Justiça Eleitoral. Agradeceu igualmente ao povo do novo Município pela confiança nele depositada. Manifestou-se prometendo empenhar todos os recursos do seu patriotismo, bem como governar o município dentro do salutar princípio de harmonia e independência dos poderes Legislativo e Executivo. Prosseguindo, o Vice-Prefeito agradeceu a manifestação do povo dizendo dos seus propósitos de tudo fazer em benefício do município, sempre que solicitado. A seguir o Deputado Lidovino Fanton enalteceu o papel da Justiça e formulou votos para que o novo município alcançasse, ao longo do tempo, os seus altos e luminosos destinos. Salientou que, para isso, colocaria-se ao serviço dos dirigentes e do povo de Dom Feliciano.
Como não possuíamos prédio próprio, a Prefeitura iniciou funcionando na casa do Sr. José Stachlewski, à rua Borges de Medeiros, s/n, durante cinco anos, sendo cedida gratuitamente durante o primeiro ano. Enquanto isso, era construído o moderno e confortável prédio inaugurado em 31 de janeiro de 1969.
Tomaram posse naquele 12 de abril de 1964 os seguintes candidatos eleitos:
PREFEITO: Catulino Pereira da Rosa
VICE-PREFEITO: Alfredo kuczynski
VEREADORES:
Augusto Krashefski
Ceslau Tadeus Stelmaszczyk
José Janovik
Longuinho Fabis
Miguel Blumberg Campello
Pedro Gejfinbein
Volmar da Rosa Leite
Fica através desta lembrança, uma singela homenagem pelos 48 anos de instalação dos poderes Executivo e Legislativo em Dom Feliciano, a estes que foram os primeiros mandatários de nosso município, que tanto contribuíram para a formação e o desenvolvimento de Dom Feliciano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário